Foto: Dragana_Gordic
Com a conclusão dos processos de concessão e do período de operação assistida junto às novas concessionárias, a Cedae passou a se concentrar nos serviços de captação e tratamento de água. Por isso, o foco se volta ainda mais à garantia da qualidade da água e à segurança hídrica.
Um dos primeiros passos da companhia foi integrar o ‘Projeto Verão Guandu 2022’, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As medidas adotadas pelo programa devem assegurar fornecimento de água de qualidade para os próximos anos.
Entre as ações empreendidas, destacam-se a implantação de Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) na Baixada Fluminense - para diminuir a poluição dos rios Poços, Queimados e Ipiranga - e o aumento do volume de bombeamento do rio Guandu para as lagoas próximas à estação de tratamento. Além de melhorar a qualidade da água captada, o projeto tornou possível renovar a água e reduzir os fatores que haviam contribuído para a concentração de algas produtoras da geosmina.
Além das obras de modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, foram adotadas ações de desassoreamento, acompanhamento de licenças, monitoramento dos rios e investimento em novas tecnologias, reforçando o compromisso da Cedae com a qualidade da água produzida.
A água da Cedae atende aos padrões de potabilidade definidos no anexo XX da portaria de consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Para garantir a qualidade, a Companhia efetua coletas diárias de amostras para análise nas saídas das estações de tratamento e mananciais. Os resultados de testes são publicados com transparência para acompanhamento da sociedade em https://cedae.com.br/relatoriosguandu.