COMUNICAÇÃO

Notícias

20/07/2016

ESTADO INAUGURA SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO EIXO OLÍMPICO

O governo do estado, por meio da CEDAE, inaugurou nesta quarta-feira (20/07), na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca, a Elevatória Vila dos Atletas e colocou em operação o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico. O projeto é um dos compromissos assumidos pelo estado para sediar os Jogos Olímpicos e beneficia diretamente a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá que ainda não eram conectadas à rede de esgotamento sanitário da companhia, bem como as novas construções voltadas aos Jogos Olímpicos. O novo sistema vai transportar todo o esgoto captado na região para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barra da Tijuca, atendendo a uma população de mais de 260 mil habitantes.

Com investimentos de aproximadamente R$ 72 milhões – custeados com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da CEDAE -, as obras incluíram a construção de tronco coletor de esgotos com 1,3 quilômetro (km) de extensão na Avenida Abelardo Bueno e duas novas elevatórias: a elevatória Vila dos Atletas, que transportará inicialmente 120 litros por segundo (l/s) de esgoto, mas tem capacidade de transportar até 450 l/s, e a elevatória Olímpica, que transportará inicialmente 250 l/s para a ETE Barra, mas tem capacidade instalada para bombear até 1.100 l/s de esgotos futuramente.

- Esta obra é uma contribuição valiosa para a melhoria das lagoas da Barra e fica como legado dos Jogos Olímpicos que beneficiará mais de 200 mil habitantes e ainda os futuros empreendimentos que vierem para esta região – afirmou o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

As duas elevatórias transportarão inicialmente o volume de esgotos produzido atualmente na região; a capacidade excedente, explicou o presidente da CEDAE Jorge Briard, foi instalada já projetando a construção de novos empreendimentos.

- Esta é uma obra projetada para atender a demanda futura nos próximos 25 anos. As obras do Eixo Olímpico foram feitas por meio de método não destrutivo, o que permitiu o assentamento de tubulações sob o Arroio Pavuna e sob a Avenida Abelardo Bueno sem grandes transtornos à rotina da população. Todo o esgoto, da Ilha pura, próximo ao Riocentro, até a Avenida Ayrton Senna, abrangendo a estrutura olímpica e a área do Condomínio Rio 2, na divisa com Jacarepaguá e Barra, será coletado, evitando-se, assim, que caia nas lagoas– explicou Briard.

Foram assentados ainda 6,4 km de tubulações interligando as elevatórias Vila dos Atletas e Olímpica e 4 km de tubulações interligando a elevatória Olímpica à elevatória de Jacarepaguá.

 

todas As NOTÍCIAS
 
Search