COMUNICAÇÃO

Notícias

29/07/2016

NAVIOS QUE CHEGARÃO AO PÍER MAUÁ PARA OS JOGOS OLÍMPICOS TERÃO ACESSO A SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A Cedae, em parceria com o Píer Mauá, inaugurou nesta sexta-feira (29/7), nos Armazéns 03 e 04, na Avenida Rodrigues Alves, o Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Píer Mauá. As obras garantem o abastecimento e a coleta do esgoto produzido por transatlânticos e demais embarcações que ancorarem no local. O esgoto será transportado para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Caju, onde receberá tratamento secundário, que retira até 98% das impurezas. Até então, os esgotos dos navios eram muitas vezes descartados in natura no mar.

O sistema já atenderá as embarcações que chegam ao Rio para os Jogos Olímpicos e ficará como legado para a infraestrutura turística da cidade: cada transatlântico de luxo com capacidade de transportar, em média, 10 mil pessoas, produzindo cerca de um milhão de litros de esgotos por dia; com o sistema, todos esses efluentes serão devidamente captados e tratados pela Cedae, evitando qualquer descarte inadequado.

Os dois primeiros navios a utilizar o sistema, serão os “Norwegian Getaway”, que transportam comitês olímpicos nacionais e patrocinadores, e o “Silver Cloud” (considerado uma das mais luxuosas embarcações do mundo), onde ficarão hospedados autoridades e atletas das equipes olímpicas de basquete feminino e masculino dos Estados Unidos, incluindo os astros da NBA.

- O novo sistema de abastecimento de água está preparado para receber todo e qualquer tipo de navio ou embarcação que venha a utilizar o ancoradouro do Píer Mauá. Este sistema poderá abastecer até quatro navios simultaneamente, com uma capacidade de fornecimento de água potável de até 1.350.000 litros por dia. Quanto ao esgoto sanitário, será recolhido diretamente das embarcações e direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, no Caju. As novas instalações foram custeadas pelo Píer Mauá, em parceria com a Cedae – observa o presidente da Cedae, Jorge Briard.

As obras, que consistiram em assentamento ao longo do Píer de redes de água e esgoto, permitem abastecer as embarcações com água tratada da Cedae, sem necessidade de deslocamento de balsas pipa, melhorando a logística e o custo final do procedimento. O sistema inclui a instalação de hidrômetro, conectando os navios oficialmente às redes da companhia, possibilitando a leitura individual remota de água e esgoto.

 

todas As NOTÍCIAS
 
Search