COMUNICAÇÃO

Notícias

20/09/2019

DIA DA ÁRVORE: REFLORESTAMENTO RECUPEROU 18KM DE MATA CILIAR

Na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21/09), a Companhia realizou visita técnica às margens do Rio Macacu onde, desde 2008, realiza e apoia projetos para proteção e recuperação de mananciais de abastecimento público, por meio do Programa Replantando Vida. As primeiras mudas plantadas na mata ciliar do Rio Macacu, hoje são uma complexa floresta que ajuda a proteger e conservar um dos mananciais mais importantes do estado, responsável pelo abastecimento de cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Ao longo deste projeto – que é uma das maiores iniciativas de reflorestamento de mata ciliar já realizadas no estado do Rio de Janeiro – foram reflorestados 64 hectares, cobrindo com florestas 18 km das margens do Rio Macacu.

- É muito satisfatório estar aqui e ver o resultado incrível deste trabalho. O local está completamente vivo e transformado depois do reflorestamento, temos muito orgulho em fazer parte da recuperação de matas – destacou o coordenador do Replantando Vida, Alcione Duarte.

Todo o trabalho de reflorestamento é realizado por apenados do sistema prisional estadual, que recebem a capacitação adequada no curso de formação de agentes de reflorestamento e trabalham em todas as etapas do projeto.

A Companhia prevê ainda o plantio de 50 hectares na região da bacia do Rio Guapiaçu para início ainda neste ano, em função da captação de Imunana.

Além disso, a Cedae também presta apoio a outros projetos de restauração com a doação de mudas florestais produzidas em seus viveiros e orientação técnica para plantio. Os principais parceiros nas ações desta região são a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) e a Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu.

 

Antes - Ação de reflorestamento 

 

Antes - Ação de reflorestamento (referência - ponte)

Foto atual da área reflorestada (referência ponte)

Foto atual da área reflorestada

 

todas As NOTÍCIAS
 
Search