PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Projetos e ações socioambientais


Trabalho Social

O Trabalho Social é o conjunto de estratégias e ações com objetivo de fomentar o exercício da participação social da população, promover a gestão dos impactos decorrentes das intervenções e contribuir para a sustentabilidade socioambiental dos equipamentos e serviços.

Atua, em geral, na socialização de informações sobre a obra e seus benefícios para a população, no intuito de minimizar os transtornos decorrentes das intervenções físicas. Atua também na sensibilização da população para a preservação dos equipamentos e no estímulo à consciência socioambiental, e no fomento à participação em espaços de controle social.

Agenda de atividades do trabalho social

  • Educação Ambiental: Oficina de Reciclagem

    Município: Duque de Caxias
    Data: 27/06/2017 Horário: 13:30h às 16h
    Local: Centro de Referência em Assistência Social / CRAS do Pilar -Av. Governador Leonel de Moura Brizola, lt 10, qd 43, Pilar, Duque de Caxias

  • Educação Ambiental: Ecopiquenique

    Municipio: Queimados
    Data: 29/06/2017 Horário: 8h às 14h
    Local: Rua Francisco Gabriel, s/nº no bairro Vila Camorim - Queimados

  • Educação Ambiental: Exposição com a Mini-ETA e palestra sobre o processo de tratamento de água

    Municipio: Nova Iguaçu
    Data: 30/06/201 Horário: 9h às 15h
    Local: Colégio Estadual Francisco Assumpção - Rua João Ferreira Pinto, s/n – Ponto Chic – Nova Iguaçu

 

Eixos de atuação do trabalho social

Mobilização, organização e fortalecimento social +

Visa promover a autonomia e o protagonismo social, bem como o fortalecimento das organizações existentes no território, a constituição e a formalização de novas representações e novos canais de participação e controle social.

Acompanhamento e gestão social da intervenção +

Visa promover a gestão das ações sociais necessárias para a consecução da intervenção, incluindo o acompanhamento, a negociação e interferências ocorridas ao longo da sua execução, bem como, preparar e acompanhar a comunidade para compreensão desta, de modo a minimizar os aspectos negativos vivenciados pelos beneficiários e evidenciar os ganhos ocasionados ao longo do processo, contribuindo para sua implementação.

Educação ambiental e patrimonial+

Visa promover mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável, fortalecendo a percepção crítica da população sobre os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, além de refletir sobre os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos que determinam sua realidade, tornando possível alcançar a sustentabilidade ambiental e social da intervenção.

Desenvolvimento socioeconômico+

Objetiva a articulação de políticas públicas, o apoio e a implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à inclusão produtiva, econômica e social, de forma a promover o incremento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida da população, fomentando condições para um processo de desenvolvimento socioterritorial de médio e longo prazo.

 

Conheça as atividades do trabalho social

Pesquisas +

A Atividade tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre a população e sobre as áreas a serem beneficiadas pelos empreendimentos da CEDAE. Auxiliam na construção do Diagnóstico Socioterritorial dos projetos. Além disso, o TS realiza pesquisas para ouvir a população sobre os impactos da intervenção no seu cotidiano e sobre as ações do TS

Atendimento de moradores+

Visam promover o acesso da população às informações sobre o empreendimento e sobre o Trabalho Social, minimizando os transtornos decorrentes das intervenções. São realizados por meio de distribuição de informativos e contato direto com os moradores .

Articulações para parcerias+

As parcerias têm como principal objetivo auxiliar a equipe no levantamento de informações sobre a comunidade, multiplicar as informações do TS e da intervenção, contribuir para a mobilização da população para participar das atividades, auxiliar na realização de atividades.

Reuniões com moradores+

Objetiva socializar as informações sobre o empreendimento e as atividades do trabalho social para a população beneficiária, visando a participação no empreendimento.

Plantões sociais+

Materializa uma estratégia de gestão dos impactos da intervenção física. É um espaço criado para acolher as demandas apresentadas pelos moradores das áreas de intervenção que se relacionam com o empreendimento.

Comissões de Acompanhamento de Obra (CAO)+

A CAO é um mecanismo que busca viabilizar a participação da população nos processos de implementação e manutenção dos serviços empreendidos na localidade. Além de acompanhar o desenvolvimento da obra através de acolhimento e encaminhamento das reclamações e sugestões relativas a ela, a CAO pretende ser um espaço de reflexão sobre participação comunitária e saneamento, contribuindo para a sistematização das reflexões locais.

Plantões Sociais+

Materializa uma estratégia de gestão dos impactos da intervenção física. É um espaço criado para acolher as demandas apresentadas pelos moradores das áreas de intervenção que se relacionam com o empreendimento.

 

Ações de Educação Ambiental+

As ações são realizadas em escolas e instituições das áreas onde as equipes do TS atuam. Promovem a reflexão de conteúdos que relacionam o meio ambiente e o homem, visando sensibilizar sobre as questões ambientais, especialmente sobre os hábitos e a influência destes no cotidiano do uso da água, esgoto e descarte do lixo e consequentemente a realidade que eles vivem. (palestras, oficinas, cineambiental, cursos, dentre outros)

Visitas às Estações de Tratamento de Água+

Nas áreas onde atua e que estão passando por intervenções físicas da CEDAE, o TS promove visitas às Estações de Tratamento de Água destes municípios ou na ETA Guandu (Nova Iguaçu). A visita possibilita que os moradores compreendam o sistema de abastecimento de água de sua região, estimulando o uso racional da água e a consciência ambiental. Para maiores informações contate-nos pelo e-mail trabalhosocial@cedae.com.br

 

Áreas de atuação do trabalho Social

Programa Mais Água para a Baixada Fluminense +

O programa “Mais Água para a Baixada Fluminense” é um conjunto de obras que pretendem reforçar os sistemas existentes, criar novas estruturas, ampliar a rede de abastecimento do local, melhorando assim a regularidade do abastecimento de água, para atender uma demanda histórica da região. Irá beneficiar diretamente os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Queimados, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis.

São João de Meriti - Implantação do Sistema de Abastecimento em São Mateus, Jardim Meriti, Parque Araruama, Vilar dos Teles, Éden e Coelho da Rocha: reforma de reservatórios, instalação de booster e assentamento de troncos de adução e distribuição.

Duque de Caxias - Implantação de Sistema de Abastecimento nos bairros 25 de Agosto, Olavo Bilac, Parque Fluminense e Centenário: assentamento de troncos de adução e distribuição.

Belford Roxo - Implantação dos sistemas de abastecimento do Lote XV, Jardim Meu Retiro, Graça, Centro e Retiro Feliz: boosters, reservatório e troncos de adução e distribuição.

Queimados - Implantação dos sistemas de abastecimento de Queimados (complementação da rede existente) e de Camburi.

Nilópolis - Obras de retaguarda para atender a diversos municípios da região: reforço no abastecimento de água de Nilópolis e assentamento de tubos de adução.

Nova Iguaçu - Implantação de sistemas em Cabuçu Alto e Cabuçu Baixo: adução, booster, reservatórios e assentamento de troncos distribuidores. Complementação de adutora e booster de Austin-Queimados.

A segunda etapa do Programa da Baixada prevê a construção da Estação de Tratamento de Água do Novo Guandu, que vai possibilitar maior regularidade do abastecimento de água em toda a Baixada Fluminense. 

 

Implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Jaconé +

O projeto de “Implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Jaconé” consiste na implantação do sistema de produção e distribuição de água tratada em Jaconé. O projeto contempla a Captação (Tomada de água do Rio Roncador), Elevatória e adutora de Água Bruta; Estação de Tratamento de Água (vazão de 150 m³/h); Casa de Química; Tratamento de Lodo; Estação Elevatória de Água Tratada; Adutora de Água Tratada; Reservatório (capacidade de 1.000m³); Tronco de Distribuição; Rede de Distribuição; Ligações Domiciliares. População a ser beneficiada: cerca de 12.000 habitantes direta e indiretamente.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Itaperuna+

Água: O projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Itaperuna; envolve intervenções que visam adequar a produção, construir novos reservatórios, troncos distribuidores e redes de abastecimento, sendo as descritas a seguir: Reforma da Estação de Tratamento de Água; substituição dos conjuntos motor-bomba da Elevatória de Água Tratada; implantação de nova linha adutora de água tratada com o aproveitamento da adutora existente como tronco distribuidor; construção de novo reservatório com duas câmaras de 2000 m³ cada, totalizando 4.000 m³ de reservação nova; instalação de 1.200 novas ligações prediais com hidrômetro e caixa e proteção.

Esgoto: O projeto de Implantação do Sistema de Esgotamento da Cidade de Itaperuna; consiste na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizado no Bairro Aeroporto do município de Itaperuna; 13.043 Ligações Domiciliares a serem realizadas; Construção de 26 elevatórias.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Magé+

O projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Magé abrange a ampliação da capacidade de vazão na adução de água bruta e de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA Magé); a construção de três novos reservatórios e recuperação do existente, aumentando sua capacidade de armazenamento; a construção de uma nova adutora de água tratada e de um novo booster; o assentamento de cerca de 164.276 m de rede distribuidora na localidade e execução de 9.640 novas ligações as quais irão beneficiar cerca de 53.000 habitantes. Áreas com intervenções físicas: Centro, Suruí, Mauá e Guia Pacobaíba.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Boa Esperança e Parque Andrea +

O projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Boa Esperança e Parque Andrea; Rio Bonito; consiste em fornecer água tratada da ETA Rio Bonito até a localidade de Boa Esperança, o sistema consistirá de booster com instalação de 2 conjuntos motor bomba de eixo horizontal, com vazão de 20L/s , (sendo 1 reserva), adutora de água tratada, reservatório intermediário com capacidade para 300 m3. Ampliação do reservatório existente (100m3) com a construção de outro reservatório em concreto de 500m3. Execução de 1.500 ligações hidrometradas no centro de Boa Esperança. População final a ser beneficiada: 15.000 habitantes.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Valença e de Conservatória+

O projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Sede do Município de Valença e do Distrito de Conservatória; consiste nas seguintes intervenções: Sede de Valença - Captação no Rio das Flores com barragem de nível e a ampliação da estação de elevatória com instalação de quatro conjuntos motor bomba com capacidade 100 l/s (sendo um reserva); adutora de água bruta, tronco, rede distribuidora; ampliação da estação de tratamento de água com vazão de 180 l/s, passando para 312 l/s; construção de prédio de centrífugas de lodo; construção de reservatório apoiado de concreto armado ao lado da ETA com capacidade de 5.000 m3; 18.620 padronizações de cavaletes.Distrito de Conservatória - Estação elevatória com instalação de dois conjuntos motor bomba com capacidade 40 l/s (sendo um reserva); adutora de Água Bruta; construção de uma estação de tratamento de água com vazão de 40 l/s;construção de leito para secagem, estocagem e destinação final;ampliação da estação de elevatória com instalação de dois conjuntos motor bomba com capacidade 40 l/s (sendo um reserva); adutora de Água Tratada; Construção de reservatório semienterrado em concreto armado com duas câmaras e capacidade de 1.000 m3; Tronco; Rede Distribuidora.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Prados Verdes +

Implantação do sistema de abastecimento de água nos bairro de Prados Verdes, Pera Flor, Parque São Francisco I e II e Jardim Guandu. O empreendimento consistiu em assentamento de rede distribuidora nas ruas da região e implantação de 6.350 novas ligações domiciliares.

Galeria de fotos

  • Atendimento de Moradores

  • Articulações com Instituições

  • Acompanhamento de Obra

  • Educação Ambiental

  • Assembléia

  • Comissão de Acompanhamento de Obra

  • Educação Ambiental

  • Plantão Social

  • Visita a Èta

  • Ação Social

  • Educação Ambiental com jovens com deficiência do CAIESP

  • Educação Ambiental

  • Palestra Saneamento é Saúde

  • Visita a Èta de Jaconé, Saquarema

todos OS PROJETOS
 
Search