PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Projetos e ações socioambientais


Trabalho Social

O Trabalho Social é o conjunto de estratégias e ações com objetivo de fomentar o exercício da participação social da população, promover a gestão dos impactos decorrentes das intervenções e contribuir para a sustentabilidade socioambiental dos equipamentos e serviços.

Atua, em geral, na socialização de informações sobre a obra e seus benefícios para a população, no intuito de minimizar os transtornos decorrentes das intervenções físicas. Atua também na sensibilização da população para a preservação dos equipamentos e no estímulo à consciência socioambiental, e no fomento à participação em espaços de controle social.

Eixos de atuação do trabalho social

Mobilização, organização e fortalecimento social +

Visa promover a autonomia e o protagonismo social, bem como o fortalecimento das organizações existentes no território, a constituição e a formalização de novas representações e novos canais de participação e controle social.

Acompanhamento e gestão social da intervenção +

Visa promover a gestão das ações sociais necessárias para a consecução da intervenção, incluindo o acompanhamento, a negociação e interferências ocorridas ao longo da sua execução, bem como, preparar e acompanhar a comunidade para compreensão desta, de modo a minimizar os aspectos negativos vivenciados pelos beneficiários e evidenciar os ganhos ocasionados ao longo do processo, contribuindo para sua implementação.

Educação ambiental e patrimonial+

Visa promover mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável, fortalecendo a percepção crítica da população sobre os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, além de refletir sobre os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos que determinam sua realidade, tornando possível alcançar a sustentabilidade ambiental e social da intervenção.

Desenvolvimento socioeconômico+

Objetiva a articulação de políticas públicas, o apoio e a implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à inclusão produtiva, econômica e social, de forma a promover o incremento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida da população, fomentando condições para um processo de desenvolvimento socioterritorial de médio e longo prazo.

 

Conheça as atividades do trabalho social

Pesquisas +

A Atividade tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre a população e sobre as áreas a serem beneficiadas pelos empreendimentos da CEDAE. Auxiliam na construção do Diagnóstico Socioterritorial dos projetos. Além disso, o TS realiza pesquisas para ouvir a população sobre os impactos da intervenção no seu cotidiano e sobre as ações do TS

Atendimento de moradores+

Visam promover o acesso da população às informações sobre o empreendimento e sobre o Trabalho Social, minimizando os transtornos decorrentes das intervenções. São realizados por meio de distribuição de informativos e contato direto com os moradores .

Articulações para parcerias+

As parcerias têm como principal objetivo auxiliar a equipe no levantamento de informações sobre a comunidade, multiplicar as informações do TS e da intervenção, contribuir para a mobilização da população para participar das atividades, auxiliar na realização de atividades.

Reuniões com moradores+

Objetiva socializar as informações sobre o empreendimento e as atividades do trabalho social para a população beneficiária, visando a participação no empreendimento.

Plantões sociais+

Materializa uma estratégia de gestão dos impactos da intervenção física. É um espaço criado para acolher as demandas apresentadas pelos moradores das áreas de intervenção que se relacionam com o empreendimento.

Comissões de Acompanhamento de Obra (CAO)+

A CAO é um mecanismo que busca viabilizar a participação da população nos processos de implementação e manutenção dos serviços empreendidos na localidade. Além de acompanhar o desenvolvimento da obra através de acolhimento e encaminhamento das reclamações e sugestões relativas a ela, a CAO pretende ser um espaço de reflexão sobre participação comunitária e saneamento, contribuindo para a sistematização das reflexões locais.

Plantões Sociais+

Materializa uma estratégia de gestão dos impactos da intervenção física. É um espaço criado para acolher as demandas apresentadas pelos moradores das áreas de intervenção que se relacionam com o empreendimento.

 

Ações de Educação Ambiental+

As ações são realizadas em escolas e instituições das áreas onde as equipes do TS atuam. Promovem a reflexão de conteúdos que relacionam o meio ambiente e o homem, visando sensibilizar sobre as questões ambientais, especialmente sobre os hábitos e a influência destes no cotidiano do uso da água, esgoto e descarte do lixo e consequentemente a realidade que eles vivem. (palestras, oficinas, cineambiental, cursos, dentre outros)

Visitas às Estações de Tratamento de Água+

Nas áreas onde atua e que estão passando por intervenções físicas da CEDAE, o TS promove visitas às Estações de Tratamento de Água destes municípios ou na ETA Guandu (Nova Iguaçu). A visita possibilita que os moradores compreendam o sistema de abastecimento de água de sua região, estimulando o uso racional da água e a consciência ambiental. Para maiores informações contate-nos pelo e-mail trabalhosocial@cedae.com.br

 

Galeria de fotos

  • Atendimento de Moradores

  • Articulações com Instituições

  • Acompanhamento de Obra

  • Educação Ambiental

  • Assembléia

  • Comissão de Acompanhamento de Obra

  • Educação Ambiental

  • Plantão Social

  • Visita a Èta

  • Ação Social

  • Educação Ambiental com jovens com deficiência do CAIESP

  • Educação Ambiental

  • Palestra Saneamento é Saúde

  • Visita a Èta de Jaconé, Saquarema

todos OS PROJETOS
 
Search