PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Projetos e ações socioambientais


Programa Replantando Vida

Há muitos anos, a CEDAE, como uma empresa majoritariamente estatal, vem consolidando a certeza de que também está implicada na tarefa que cabe ao Estado: a ressocialização de presos, que devem retornar à vida livre no seio da sociedade com perspectivas de construção de biografias mais dignas. Somos, assim, a empresa que mais emprega mão de obra oriunda do cárcere, junto aos sistemas aberto e semiaberto, o que vai além do aspecto quantitativo, pois os trabalhadores apenados auxiliam nas tarefas em diversas frentes: etapas de operação/manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, setores administrativos, serviços de copa, de limpeza e conservação de prédios, produção de nossos uniformes e recuperação ambiental dos mananciais hídricos.

Assumindo junto à sociedade o compromisso para frear a degradação ambiental sofrida pelos corpos hídricos, a CEDAE, através do Programa Replantando Vida, aumentando os esforços na recuperação das matas ciliares, nascentes, zonas de recarga e demais áreas prioritárias para a melhoria da qualidade e quantidade da água nas bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. Estas ações abrangem fatores de ordem ambiental, educativa, legal, social, fundiária, financeira e institucional que, inter-relacionados, estão construindo o contexto necessário para atingir seu objetivo principal: a recuperação e a conservação dos mananciais, em especial, os rios Guandu e Macacu, que são responsáveis pelo abastecimento de água potável para aproximadamente quatorze milhões de usuários distribuídos entre vários municípios fluminenses.

É exatamente a força de trabalho dos apenados que possibilita o andamento do programa, seja na produção de mudas, nas etapas de seu desenvolvimento, na limpeza do terreno, no enriquecimento do solo, na abertura de covas, no plantio, na manutenção (roçada, capina, prevenção de incêndios), até que a nova floresta se consolide..

Esses apenados são beneficiários de um convênio firmado entre a CEDAE e a Fundação Santa Cabrini - FSC, gestora do trabalho prisional no Estado do Rio de Janeiro. Sua formação é realizada através de outro convênio, de cooperação técnico-científica, firmado com a Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ), que ministra o Curso de Formação de Agentes de Reflorestamento, com diretrizes QUE VÃO ALÉM das finalidades do Programa, possibilitando que após sua passagem pela CEDAE, quando alcançam liberdade condicional, esses homens e mulheres possam utilizar conhecimentos em outras atividades, como, por exemplo, em horta familiar e manutenção de jardins. Além disso, os apenados recebem remuneração pelo serviço prestado (salário mínimo nacional), auxílio para transporte e alimentação, como qualquer outro trabalhador, e ainda o beneficio de redução de um dia de pena, a cada três dias trabalhados.


Para atendimento das ações ambientais do Programa Replantando Vida, existem cinco viveiros florestais estruturados, que juntos, apresentam capacidade produtiva de 1,8 milhões de mudas por ano, e onde está reunida alta diversidade de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, sendo cultivadas atualmente mais de 150 espécies. Além de suprir as demandas dos projetos internos, os viveiros da CEDAE participam de outras iniciativas ambientais, oferecendo apoio a projetos e eventos de Educação Ambiental de Prefeituras e Organizações da sociedade civil de todo o Estado. Além disso, os viveiros cumprem a função de núcleo de educação ambiental, recebendo nos centros de visitação da CEDAE, instituições de ensino dos mais variados níveis.

Como reconhecimento a esta iniciativa socioambiental da CEDAE, o Programa Replantando Vida, durante todos esses anos de existência, veio sendo agraciado com diversas premiações e sendo reconhecido pela mídia e em diferentes espaços de debate acadêmico. Há também empresas e instituições que nos procuram para entender seu funcionamento, especialmente no que se refere à utilização da mão de obra carcerária.

Replantando Vida.

Galeria de fotos

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
todos OS PROJETOS
 
Search