A CEDAE

Monitoramentos

Parâmetros Monitorados

Os parâmetros monitorados são indicadores da qualidade da água. Várias análises laboratoriais são realizadas como forma de caracterizar os componentes presentes na água, que podem ser de origem natural ou provenientes de atividades antropogênicas. A manutenção dos parâmetros dentro dos padrões previamente estabelecidos é importante para garantir a qualidade da água. Do ponto de vista de tratamento, o conhecimento das características da água bruta são de suma importância em termos operacionais para direcionar as ações e o tipo de tecnologia a ser empregada.

Conforme determinado em legislação, existem parâmetros analisados com frequência diária, semanal, mensal, trimestral ou semestral. A maioria dos parâmetros analisados em água tratada são também analisados na água bruta dos mananciais utilizados (água que ainda não passou por tratamento). Leia os itens abaixo para entender melhor os parâmetros analisados.

Parâmetros de Rotina

São parâmetros de rotina aqueles cuja periodicidade de análise é diária ou mensal e cujo monitoramento é feito tanto na saída de tratamento quanto na rede de distribuição. São eles: cor aparente, turbidez, pH, cloro residual livre, fluoreto e Coliformes Totais e Escherichia coli (E. coli). A descrição destes parâmetros pode ser observada no Relatório Anual de todos os Sistemas de astecimento.

Parâmetros Inorgânicos

Os parâmetros inorgânicos são aqueles que envolvem análises químicas de compostos ou espécies iônicas inorgânicas. A periodicidade de análise é semestral. Estes parâmetros são classificados em substâncias químicas que representam risco à saúde, incluindo alguns metais pesados e íons como nitrito, nitrato e cianeto e em substâncias que devem atender ao padrão de aceitação para consumo humano. Alguns compostos inorgânicos apesar de oferecem risco à saúde não são enquadradas desta forma, porque quando estão presentes mesmo em concentrações abaixo dos limites tóxicos já são perceptíveis e produzem restrição/rejeição ao consumo, como é o caso da amônia, sulfeto, alumínio e zinco, por exemplo.

Parâmetros Orgânicos

Os parâmetros orgânicos são monitorados semestralmente na saída do tratamento e muitos também são analisados em água bruta. Os compostos orgânicos classificados como substâncias químicas que oferecem risco à saúde são agrotóxicos e produtos formados de forma secundária após a etapa de desinfecção. Dentro deste grupo, destacam-se os trihalometanos, compostos organoclorados que, comprovadamente, são carcinogênicos. Daí a necessidade de serem monitorados com periodicidade trimestral.

Cabe ressaltar que, estando a maioria dos mananciais em unidades de conservação, as atividades humanas são restritas não havendo incidência destas substâncias, portanto, em concentrações acima dos valores máximos permitidos (VMP) estabelecidos.

Cianobactérias e Cianotoxinas

Cianobactérias são um grupo de microorganismos aquáticos que ocorrem em mananciais superficiais que podem oferecer riscos à saúde humana. Seu controle é realizado para identificar a possível existência de espécies que produzem substâncias tóxicas chamadas cianotoxinas. A freqüência de monitoramento da água bruta em princípio é mensal, podendo ser alterada para semanal quando a contagem de células ultrapassa o limite estabelecido pela legislação, levando ainda a necessidade de monitoramento de cianotoxinas na saída do tratamento.

 

Pontos de monitoramento de qualidade das águas da praia da Barra da Tijuca

Pontos de amostragem na praia da Barra da Tijuca

  • Ponto 1 (D) - Quiosque Pesqueiro - Nº 25

  • Ponto 2 (C) - Quiosque - Nº 23

  • Ponto 3 (B) - Quiosque Barril 180 - Nº 17

  • Ponto 4 (A) - Quiosque Costello - Nº 12

  • Ponto 5 (E) - Quiosque Skol / Snob

  • Ponto 6 (F) - Posto de Bombeiro – Posto 8 praia da barra

  • Ponto 7 (G) - Quiosque Veleiros / Lampião da Barra

  • Ponto 8 (H) - Quiosque Coca-Cola / Mateviton (antes do posto 6 da praia da barra)

Relatórios de monitoramento da qualidade das águas da praia da Barra da Tijuca

voltar para INFRAESTRUTURA
 
Search