A CEDAE

Gestão da Qualidade na CEDAE

Quando se pensa em qualidade nas empresas, a principal referência é a norma internacional ISO 9001. Essa norma estabelece os requisitos para que uma empresa implante um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A implantação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001 demonstra que a empresa planeja e executa suas operações de maneira controlada, conhecendo e tratando seus riscos, atendendo a legislação aplicável a seus produtos e serviços, com foco no aumento da satisfação de seus clientes, partes interessadas e na melhoria contínua.

A CEDAE possui duas unidades com certificação ISO 9001. São elas:

-  A Gerência Guandu-Lameirão da Diretoria de Produção e Grande Operação (DG), que é responsável pela operação do Complexo de Produção do Guandu, que inclui a ETA Guandu, maior estação de tratamento de água do mundo, e a elevatória do Lameirão, a maior elevatória subterrânea de água tratada da CEDAE e uma das maiores do mundo. 

-  O Departamento de Micromedição da Diretoria de Projetos Estratégicos (DE), que é responsável pela gestão e controle dos hidrômetros que realizam a medição da água fornecida aos clientes da CEDAE.

Gerência Guandu-Lameirão

A Gerência Guandu-Lameirão (GGL) da Diretoria de Produção e Grande Operação (DG) recebeu a Certificação ISO 9001 em fevereiro de 2014, após passar por auditoria externa realizada pela organização internacional de certificação Bureau Veritas. O escopo da certificação inclui a captação, tratamento e adução de água tratada para abastecimento público e água para fins industriais. Após a certificação, a Gerência vem sendo auditada anualmente pela mesma organização certificadora, e atualmente mantém-se certificada na norma ISO 9001, em sua versão 2015. 

Se desejar conhecer mais sobre a Estação de Tratamento de Água do Guandu clique aqui.

Interessante destacar que as normas técnicas da ISO passam por revisões periódicas para que estejam alinhadas às tendências mundiais do mercado e das diferentes áreas do conhecimento. Em 2014, quando a Gerência Guandu-Lameirão conquistou sua certificação, a norma ISO 9001 estava em sua versão publicada no ano de 2008. Em 2015, entretanto, tal norma passou por uma revisão estrutural, que incluiu, entre outras mudanças, a necessidade das empresas estabelecerem seu planejamento baseado em riscos e nas necessidades e expectativas de suas partes interessadas. O objetivo foi alinhar mais estreitamente a Gestão da Qualidade ao planejamento estratégico e garantir a continuidade da nossa missão. A nova abordagem, que está em consonância com as práticas de governança e Compliance da CEDAE, introduz uma nova perspectiva na Gestão do Complexo de Produção do Guandu. 
Outro ponto importante é que o SGQ é uma ferramenta que conduz à melhoria contínua. Ser certificado não significa que não possam haver falhas nos processos, mas sim que se trabalha na busca incessante pela excelência nos serviços, de modo planejado e controlado, e que as falhas, caso ocorram, serão tratadas adequadamente, a fim de garantir a satisfação dos clientes.
Tal busca pela excelência é declarada na Política da Qualidade da GGL, que é o compromisso assumido pela Alta Direção com seus clientes e partes interessadas e é a base de todo o planejamento da Gestão da Qualidade.

Confira a Política da Qualidade da GGL:

A Gerência Guandu Lameirão de Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), que atua na produção de água potável para abastecimento público e água para uso industrial no Estado do Rio de Janeiro, estabelece como compromissos:

- Produzir água que atenda aos requisitos definidos pela organização e de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde,

-  Atender aos requisitos dos nossos clientes e aumentar sua satisfação,

-  Atender aos requisitos o Sistema de Gestão de Qualidade e buscar a melhoria contínua dos seus processos e de sua eficácia.

Para maiores informações envie um e-mail para sgqguandu@cedae.com.br.

Parte da Equipe de Profissionais da Gerência Guandu Lameirão

Certificado conferido à Gerência Guandu Lameirão atestando a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade à norma ABNT NBR ISO 9001:2015. O Escopo da certificação inclui Captação, Tratamento e Adução de Água Potável para fins de abastecimento público e Água para fins Industriais

Departamento de Micromedição

O Departamento de Micromedição dispõe de uma infraestrutura capaz de atender mais de 100.000 substituições por ano e a solicitações de trocas de hidrômetros dos clientes, via agência de atendimento, ouvidoria e as próprias demandas internas, tratadas com agilidade, buscando sempre a satisfação dos seus clientes.

Garantir a confiabilidade da micromedição é importante, tanto para a CEDAE como seus clientes e por isso possui um moderno Laboratório de Medidores focado na inovação tecnológica permanente.

O Departamento de Micromedição da CEDAE recebeu a certificação ISO 9001:2015 em 2018, após a realização de auditorias externas que avaliaram a documentação e a rotina de trabalho e comprovaram a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade aos requisitos da norma ISO 9001. O certificado foi conferido pela organização internacional de certificação Bureau Veritas.

A Política da Qualidade do Departamento de Micromedição é:

Prestar serviço de referência na área de Micromedição melhorando continuamente os processos de substituição de Medidores, coletando os dados e apurando os indicadores continuamente nas condições individuais e coletivas, fornecendo serviço de excelência, reduzindo as perdas aparentes.

Atender às solicitações de substituição, recuperação de medidores e filtros, avaliando tecnicamente os resultados obtidos, visando o aumento da satisfação dos clientes e o cumprimento dos requisitos operacionais, legais e regulamentares da AGENERSA e INMETRO.

MISSÃO

-  Reduzir tempo de atendimento nas substituições, aprimorar continuamente os processos de recuperação de medidores e filtros, proporcionando qualidade e confiabilidade no serviço.

VISÃO

-  Ser referencial de excelência no âmbito da Gestão da Micromedição, contando com colaboradores motivados e proativos.

VALORES

-  Qualidade;
-  Responsabilidade;
-  Comprometimento;
-  Conhecimento técnico; 
-  Transparência;
-  Ética;
-  Confiabilidade.

Certificado conferido ao Departamento de Micromedição atestando a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade à norma ABNT NBR ISO 9001:2015. O Escopo da certificação inclui Programação de substituição de hidrômetros, recuperação de hidrômetros e filtros para atuação da CEDAE.

Acreditação ISO/IEC 17025

Além da certificação ISO 9001, o Laboratório de Medidores também possui acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 desde junho de 2016, quando passou a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios. A acreditação demonstra a competência deste laboratório em produzir resultados válidos e confiáveis.

É uma maneira segura de identificar aqueles laboratórios que oferecem a máxima confiança em seus serviços. Portanto as verificações metrológicas realizadas pelo laboratório da CEDAE passam a ter o Símbolo de Acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Atualmente, o Sistema de Gestão, do Laboratório de Micromedição está adequado às exigências do Inmetro, passando por avaliações, comparações interlaboratoriais e auditorias permanentes do referido Órgão, que é a autoridade metrológica do país. Isso demonstra a credibilidade  do trabalho do Laboratório de Micromedição da CEDAE, mantendo o compromisso da Companhia de honrar, a cada dia, a melhora da prestação dos serviços à população do Rio de Janeiro.

Certificado IEC 17025

  • Equipe de Profissionais do Departamento de Micromedição

  • Profissionais que atuam na análise dos medidores no Departamento de Micromedição

  • Profissionais realizando ensaios de verificação metrológica no Laboratório de Medidores.

 

A consulta referente à acreditação pode ser acessada através do site do Inmetro, cujo endereço é: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/ através do nº1083.

Para maiores informações envie um e-mail para qualidade.hidrometria@cedae.com.br

 
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