COMUNICAÇÃO

Notícias

24/04/2018

CEDAE Inicia curso de restauração florestal para apenados do sistema prisional

O Replantando Vida - programa socioambiental da CEDAE com foco na ressocialização de apenados e na recuperação ambiental – está realizando a segunda edição do curso de capacitação em restauração florestal, nas dependências da colônia penal agrícola, em Magé. O curso conta com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e da Fundação Santa Cabrini, responsável pela gestão da mão de obra prisional no estado do Rio de Janeiro.

O curso de capacitação em restauração florestal foi iniciado hoje (24/04) e termina em 23 de maio. Como forma de trazer diferentes conceitos e metodologias e estimular o pensamento crítico dos apenados, o corpo docente do curso será formado por 19 professores, pesquisadores e profissionais voluntários de diferentes Instituições, dentre as quais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estácio de Sá, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) – Parque Estadual Cunhambebe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Jardim Botânico da UFRRJ, Associação Pró Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), Acácia Amarela Produção de Mudas e Consultoria Ambiental, Policia Civil, Reserva Ecológica Guapiaçu (REGUA), ONG Crescente Fértil, além de profissionais da própria CEDAE.

As aulas oferecem conhecimento técnico e prático nas diferentes atividades da cadeia de restauração florestal. Desta forma, o curso contribui para o crescimento pessoal, intelectual e profissional dos apenados do Programa Replantando Vida. A CEDAE é hoje a empresa que mais emprega apenados no Estado do Rio de Janeiro, sendo disponibilizadas 500 vagas de emprego para aqueles em regimes aberto, semiaberto e prisão albergue domiciliar, que saem todos os dias das unidades prisionais ou de suas residências, se dirigem ao local de serviço, e retornam ao final da jornada de trabalho. 

A grade curricular do curso foi elaborada aproveitando a experiência acadêmica dos professores voluntários, em consonância com as atividades desenvolvidas pelos apenados no Programa Replantando Vida. O II curso de capacitação em restauração florestal terá sete módulos e carga horária de 122 horas, sendo 62 horas de aula teórica e 60 horas de aula prática. Os módulos abordam as atividades da cadeia de restauração florestal, além da educação ambiental, que é uma atividade cada vez mais presente nas atividades florestais. Nesta segunda edição foi adicionado o módulo “Projetos de Restauração no Estado do Rio de Janeiro” que irá apresentar aos apenados os principais projetos de restauração em andamento no Rio de Janeiro e suas respectivas metodologias, dificuldades e diferenciais.

Além de capacitar mão de obra para atuar no reflorestamento, o curso visa desenvolver nos apenados a capacidade de reflexão, fazendo-os compreender e visualizar os conceitos que envolvem as atividades do dia a dia. O curso será ministrado com uma linguagem fácil e direta.

Como forma de reconhecer o esforço dos apenados, ao final do curso é realizada uma solenidade de formatura, em que são convidados os familiares e amigos dos formandos. Além de contribuir para a melhoria da autoestima do apenado, a formatura também auxilia na mudança de percepção em relação ao passado do apenado. A cerimônia de formatura contará com a presença dos professores e de personalidades simpatizantes do Programa. Para a maioria, este é o primeiro diploma que conquistam, e representa muito no processo de ressocialização. 

todas As NOTÍCIAS
 
Search