COMUNICAÇÃO

Notícias

12/01/2018

CEDAE E PREFEITURA DE MARICÁ FIRMAM PARCERIA EM PROL DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A Cedae e a Prefeitura de Maricá assinaram na segunda semana de janeiro Termo de Parceria do Município com a empresa Agropastoril Nossa Senhora das Graças (Fazenda Toulon) para desenvolver projeto de reflorestamento da Bacia do Ubatiba. Com a presença do prefeito Fabiano Horta, a ação simbólica de reflorestamento, com o plantio de oito mudas, foi realizado na Fazenda Toulon, na Estrada do Silvado, ponto de abastecimento do Centro do município.

O projeto, de iniciativa da Cedae, trata da restauração das funções hídricas da bacia hidrográfica do Rio Ubatiba, na parte anterior ao ponto de captação da Companhia.  Além de equipe com supervisor e engenheiros, a Cedae terá 10 apenados do Programa Replantando Vida nas atividades de campo, ou seja, no cultivo e plantação das 30 espécies de mudas da Mata Atlântica, entre ipê, cedro rosa, embaúba e aroeira, que deverão ser distribuídas pela área de 10.400 metros quadrados, totalizando 33 mil mudas ao longo de três anos de atividades.

- A Cedae elaborou o projeto para a revitalização e melhorias na bacia para garantir a preservação da qualidade da água, fornecendo também mudas, insumos e apoio técnico. Com isso, a médio e longo prazos vamos garantir a melhora da qualidade no abastecimento de água do município - ponderou o engenheiro florestal da Cedae, Elton Abel.

A prefeitura dará suporte logístico, disponibilizando os insumos necessários para cercar a área do reflorestamento. O secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, levou ao evento 10 crianças da região para participar do plantio inicial.

- Além de recuperar uma área degradada, a população ganha qualidade de vida por causa do ar e da água. Trouxemos cerca de 10 crianças aqui da localidade para participar, porque esse processo vai garantir o futuro delas. Então é importante que tenham a consciência da importância dessa ação – destacou o secretário.

As mudas são cultivadas nos seis viveiros florestais estruturados do Programa Replantando Vida, implantados pela CEDAE em 2008, com capacidade total produtiva de 1,8 milhão de mudas por ano. São cultivadas mais de 200 espécies de árvores da Mata Atlântica, como Quaresmeira, Embaúba, Guapuruvu e Pau-Brasil. Os viveiros também cumprem a função de núcleo de educação ambiental, recebendo, nos centros de visitação da CEDAE, instituições de ensino dos mais variados níveis.

A iniciativa da CEDAE já é referência para outras instituições, especialmente no que se refere à utilização da mão de obra carcerária. Dos três mil apenados que já passaram pelo Programa, 361 estão, atualmente, exercendo diferentes tarefas na Cedae.

                                                     

 

todas As NOTÍCIAS
 
Search