COMUNICAÇÃO

Notícias

29/06/2018

CEDAE e SEAP entregam diploma aos formandos do II curso de capacitação em restauração florestal para apenados

A Cedae e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) realizaram nesta sexta-feira (29/06), na colônia penal agrícola de Magé, a cerimônia de formatura dos 30 alunos da segunda edição do curso de capacitação em restauração florestal para apenados que participam do Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae com foco na recuperação ambiental e na ressocialização de apenados do sistema prisional do estado. Realizado na colônia penal de Magé, o curso teve o apoio da Seap e da Fundação Santa Cabrini, responsável pela gestão da mão de obra prisional no estado do Rio de Janeiro.

 

- Estou com 26 anos e a Cedae me proporcionou a chance que nunca tive na rua, deixando minha família orgulhosa.  Algo simples, como tratar uma planta, mas que está me dando dignidade para mostrar à família que mudei – diz, emocionado, R., no sistema prisional há dois anos e quatro meses.

 

O curso de capacitação em restauração florestal ofereceu conhecimento técnico e prático nas diferentes fases da restauração florestal. Desta forma, contribuindo para o crescimento pessoal, intelectual e profissional dos apenados do Programa Replantando Vida.

 

- A CEDAE é hoje a empresa que mais emprega apenados no Estado do Rio de Janeiro. Para a maioria, este é o primeiro diploma que conquistam e representa muito no processo de ressocialização – observa o presidente da Cedae, Jorge Briard.

 

A grade curricular do curso foi elaborada aproveitando a experiência acadêmica dos professores voluntários, em consonância com as atividades desenvolvidas pelos apenados no Programa Replantando Vida. O II curso de capacitação em restauração florestal teve sete módulos e carga horária de 122 horas, sendo 62 horas de aula teórica e 60 horas de aula prática.

 

- Este programa da Cedae abriu portas para que eu possa recomeçar de um jeito certo, com trabalho e aprendizagem. Depois desse curso até fiz alguns plantios no quintal de casa. Consigo agora enxergar tudo de modo diferente, dando valor à vida. O trabalho ainda me ajuda a reduzir a pena – afirma B, 30 anos e no sistema prisional desde 2012.

 

Iniciado em 24 de abril e concluído em 06 de junho, o curso de capacitação em restauração florestal foi conduzido por 19 professores, pesquisadores e profissionais voluntários de diferentes Instituições, dentre as quais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estácio de Sá, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) – Parque Estadual Cunhambebe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Jardim Botânico da UFRRJ, Associação Pró Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), Acácia Amarela Produção de Mudas e Consultoria Ambiental, Policia Civil, Reserva Ecológica Guapiaçu (REGUA), ONG Crescente Fértil, além de profissionais da própria CEDAE.

 

 

 

todas As NOTÍCIAS
 
Search